Especialidades
Psicoterapia individual:
A psicoterapia individual é um tratamento que nasce da relação colaborativa entre paciente e psicólogo. Baseia-se no diálogo, e fornece um ambiente de apoio que permite ao paciente falar abertamente sem o medo de ser julgado.
É portanto um trabalho conjunto que busca elementos significativos e auxilia na tomada de consciência, fazendo com que os pacientes tenham maior conhecimento sobre si para que possam identificar e mudar os padrões de pensamentos e comportamentos para assim tomar o poder sobre suas próprias vidas e escolhas.
É um processo que permite identificar a origem ou o motivo de um conflito ou sofrimento pelo qual está passando. Tem o objetivo de ajudar o paciente a adquirir autoconsciência de perceber melhor os mecanismos que o levam a determinadas escolhas de vida.
A finalidade da psicoterapia é a de tratar questões relacionadas à mente e a problemas psicológicos individuais como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, entre outros. Por meio da psicoterapia individual, é possível entender suas emoções, pensamento reprimidos, desejos, sentimentos, condutas entres outros.
​
No momento em que o paciente termina um percurso psicoterapêutico, ele não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório, como também terá aprendido novas habilidades para lidar melhor com os desafios que surgirão no futuro.
Gestão de carreira.
Em algum momento da nossa vida profissional pode acontecer de nos perceber imensamente desgastados por algumas coisas, e que investimos muito em determinadas ações que não nos estão dando retorno, e que todos os nossos esforços já não nos traz mais felicidade ou satisfação na concretização de algumas tarefas. Como se a profissão tivesse perdido o sentido ou estivesse estagnada.
Antipatias e conflitos dentro do ambiente de trabalho começam a aparecer, dores no corpo e gastos com remédios começam a aumentar e de repente o paciente “já não aguenta mais”. Como se fosse necessário se reinventar ou largar tudo.
A gestão de carreiras é um viés do Aconselhamento Guiado e auxilia o paciente a entender os motivos dos seus sentimentos/pensamentos/comportamentos profissionais. É uma intervenção que tem como interesse compreender as origens do desinteresse laboral e da piora do próprio desempenho no trabalho.
O foco dos nossos encontros é o de estabelecer uma ligação das habilidades e competências do paciente com sua concepção de vida, e trilhar novos caminhos e alternativas de modo que ele possa atingir suas metas. Assim, conseguimos traçar caminhos profissionais mais adequados e estabelecer ações eficazes compatíveis com os objetivos que ele deseja alcançar.
Esta é também uma prática muito indicada para jovens e adolescentes que estão sem interesse por nenhuma formação profissional e se encontram “perdidos na vida” e sem perspectiva de futuro. Neste caso é feito um trabalho de Orientação Profissional que almeja diminuir o sofrimento e proporcionar aos pacientes um melhor enfrentamento da sua dificuldade de escolha. Muitas vezes este é um processo que requer o uso de testes de orientação vocacional, juntamente com técnicas de simulação para encontrar a opção correta que melhor se encaixa com o seu perfil psicológico.
Minha Abordagem
Nos meus atendimentos utilizo a linha sociointeracionista fenomenológica como ferramenta para a análise das relações sociais dos pacientes. Assim, buscando entender cada pessoa a partir de um Ser que com diferenças de valores, culturas e crenças também faz parte de um sistema complexo, mapeamos os processos de aprendizagens para compreender e resolver alguns de seus conflitos internos e externos.
A partir da reunião de dados qualitativos sobre o funcionamento mental dos pacientes, do encadeamento de certos pensamentos e de sua interpretação pessoal sobre as circunstâncias em que ocorrem, podemos perceber a importância de dados fenômenos na consciência e na constituição de suas experiências de consciência.
Em termos práticos o foco é o de guiar os pacientes num processo de desenvolvimento de uma inteligência emocional para lidar de modo resolutivo e consciente com questões relacionadas a: Formação da Personalidade, Baixa Autoestima, Tristeza, Propósito de Vida x Procrastinação, Depressão, Timidez, Mudança de país e Adaptabilidade, Sexualidade, Problemas relacionados à ansiedade e Relações Conflituosas (amorosos, profissionais e familiares).
Dentro do contexto clínico além de desvendar conflitos existentes trabalhamos também o desenvolvimento de competências pessoais como: Liderança, Tomada de decisões, Transição de carreira, Criatividade, Resiliência, Motivação, Autoconhecimento e tantas outras habilidades sociais. Portanto, teremos como objetivo a conquista de uma boa relação conosco e com o mundo ao nosso redor.
​
Tenho portanto o interesse de criar um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo descontraído para que você possa se sentir à vontade, com segurança e confiança para compartilhar comigo os seus problemas e anseios.